quinta-feira, 15 de outubro de 2020

 

A meditação e seus efeitos fisiológicos  parte 3

 

 


           Etapas da meditação

 

Em postagem anterior dissemos que há várias técnicas para se praticar a meditação.  A escolha vai depender do objetivo que se deseja alcançar e do perfil do meditador considerando suas crenças e os valores que defende. Contudo o mais importante é ter disciplina e persistência, aprender a silenciar a mente por alguns instantes e se concentrar no foco que foi previamente escolhido

O primeiro passo da Meditação é aquietar a mente afastando as distrações que surgem frequentemente. Existem várias formas para tentar silenciar a mente, uma das mais praticadas é a concentração pura e simples no ritmo respiratório ou ampliar os seus efeitos utilizando a imaginação criativa. Por exemplo poderíamos imaginar que o ar que penetra (inspiração) não transporta apenas oxigênio, transporta também energia vital promovendo uma sensação de bem-estar e paz interior e que o ar que sai (expiração) coloca para fora os entulhos da alma que prejudicam nossa sua saúde e perturbam nossa paz. Fazendo isso repetidamente, a mente vai gradativamente serenando ficando num estado propício para a meditação. Existe outras formas para silenciar a mente, como concentrar-se em uma parte do corpo, num chacra, no símbolo espiritual ou mesmo em um elemento da natureza. Paralelamente ao exercício respiratório o praticante pode e deve associar também o relaxamento progressivo do corpo. Dentre os fatores importantes para o êxito da meditação destacamos as características do ambiente, que deve ser preparado de forma a evitar estímulos perturbadores do processo. A seguir apresentaremos uma síntese dos principais aspectos a serem considerados para o êxito da meditação:

1 - Ambiente adequado: tranquilo, pouca luminosidade e ruídos. Desligue ou desative os aparelhos eletrônicos. Fique numa posição confortável sentado ou deitado.

2 – Concentração na respiração:  observe a entrada (inspiração) e saída do ar (expiração) nos seus pulmões. Visualize a entrada de uma luz poderosa na sua inspiração. Imagine que esta luz tem o poder de queimar os entulhos da alma que prejudicam a sua saúde e perturbam a sua paz e ao expirar imagine que está soprando uma fumaça escura que representa as toxinas físicas e emocionais queimadas por aquela chama sagrada. Mantenha um ritmo respiratório suave e regular

3- Relaxamento: a medida que vai respirando, vá imaginando a soltura progressiva dos seus músculos comece pelos seus pês e vai subindo até a cabeça e à medida que vai relaxando seu corpo, imagine que está se desligando do mundo material e aprofundando a interação com o mundo espiritual. A medida que as tensões do corpo se vão se dissipando, você vai entrando em um estado de paz e quietude interior apropriado para a meditação.

4- Quietude mental – quando tentamos silenciar a mente somos perturbados por um turbilhão de pensamentos, preocupações e cobranças do dia da vida, é preciso ter disciplina, determinação e paciência para eliminar estes estímulos perturbadores e manter o foco naquilo que se pretende alcançar

5 - O próximo passo a ser seguido vai depender do   tipo de meditação escolhida conforme explicitamos na postagem anterior:  1) atenção plena (mindfulness) 2) concentrativa 3) contemplativa. Aqui com exemplo, usaremos a abordagem que adotamos com mais frequência em nosso consultório, no campo da medicina energética: uma meditação guiada do tipo contemplativa. Conforme já tivemos oportunidade de esclarecer, é guiada por que o cliente segue as instruções do médico orientador do processo e se caracteriza como contemplativa porque requer tanto a habilidade para abrir a mente com a atenção plena, quanto para focalizar e seguir o plano mental desenvolvido pelo instrutor para alcançar o objetivo almejado. Em nossa atuação em particular almejamos a restauração do equilíbrio energético do paciente com a consequente recuperação de sua saúde física ou psíquica. Nesta perspectiva buscamos conhecer a fundo a história do paciente para tentar identificar as raízes do desequilíbrio energético e a partir de aí construirmos o projeto de cura. Com base neste projeto, utilizando a técnica da imaginação criativa construímos   um caminho repleto de imagens capazes de ajudar ao paciente entender e reelaborar o significado de seus sintomas e encontrar o caminho da cura.

           Os estudos científicos têm comprovado que a regularidade da prática da meditação é um fator decisivo para seu pleno êxito. Explicamos em outras publicações que a doença se origina primeiramente numa alteração no campo energético humano para posteriormente se manifestar na área física ou psíquica. O distúrbio energético propicia o surgimento de circuitos neuronais defeituosos que perpetuam a enfermidade. Nas enfermidades crônicas estes circuitos, pela repetição, geram verdadeiras vias preferenciais de condução dos impulsos nervosos que transmitem informação/ energia em dissintonia com o plano divino que visa sempre a perfeição - a saúde. Portanto para reverter este processo é necessário a repetição da prática meditacional visando extinguir as vias preferenciais responsáveis pela enfermidade e criar novas vias que conduzam os impulsos na frequência vibratória e na direção adequadas a restauração da saúde. Até a próxima postagem!

 

                                     Dr. Luiz Hermínio

 

 

11 comentários:

  1. Excelente texto, aprofundando os conceitos e técnicas da meditação.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Nunca esqueço o dia que estava na urgência do hospital São Lucas. E de repente chega o meu querido irmão Luizinho como o chamamos e me aplica uma técnica de meditação contemplativa e me tirou da crise que eu estava de falta de ar....Só quem já vivenciou uma experiência é que pode definir o que se sente. A meditação não precisa ser complicada é como ele explica mesmo aí. Só que preciso dizer que tem pessoas que possuem um dom de conduzir o paciente a um estado de relaxamento e outras não possuem. E com certeza onde está a diferença das respostas dos pacientes que se submetem a uma prática dessa e de pois diz que não conseguiu relaxar. Fico feliz irmão que tenha adquirido através de muitas práticas e estudo essa excelência em ajudar a quem precisa. Gratidão 🙏.

    ResponderExcluir
  3. Super importante o conhecimento dessa arte meditativa e das várias formas de se atingir o estágio meditativo curativo! E a importância da disciplina e repetição da prática! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Angélica pela atenção. Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Vamos meditar e acessar energias desperdiçadas.

    ResponderExcluir
  6. Grande aprendizado sobre o tema, como iniciar, formas e objetivos da meditação. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Importantes explicações sobre os efeitos da meditação. Sou uma das beneficiadas com a utilização dessas técnicas aplicadas pelo Dr. Luiz Hermínio , paralelamente com a medicação, no tatamento das alterações da saúde que tive em várias ocasiões. Muito obrigada por estudar tanto para melhorar a vida das pessoas.parabéns

    ResponderExcluir
  8. Muito grato pelo aprofundamento das explicações relaticas aos potenciais da meditação. Oxalá que consigamos traduzir esses ensinamentos em ações concretas.
    Abraços

    ResponderExcluir