sábado, 3 de outubro de 2020

 

A meditação e seus efeitos fisiológicos – parte 2

                                        



                       Tipos de meditação

 

Dissemos na postagem anterior, que a meditação abrange um conjunto extenso e diversificado de técnicas utilizadas em todo o mundo a milhares de anos. Assim, o propósito desta seção é simplesmente dar ao nosso leitor uma visão panorâmica das principais modalidades de meditação sem entrar em detalhes sobre cada tipo especifico, uma vez que pela quantidade e diversidade de técnicas existentes, não conseguiríamos pleno êxito nessa empreitada.

         Primeiramente, é importante esclarecer que a meditação pode ser vivenciada sob duas perspectivas. A primeira segue um contexto religioso-espiritual, observando princípios espirituais e filosóficos característicos de cada cultura. A segunda, é praticada como uma atividade complementar na área médica, capaz de produzir benefícios quanto a promoção e recuperação da saúde física e mental do praticante. A seguir, esclareceremos um pouco mais sobre cada uma destas modalidades:

 1.    Meditação espiritual/transcendental

     Este tipo de meditação é muito praticado há milhares de anos pelos seguidores de religiões, sobretudo as orientais como budismo e hinduísmo. O seu objetivo primordial é favorecer a conexão com a inteligência suprema e elevar o estado de consciência fazendo uma ponte como mundo espiritual. Pode-se praticar focalizando a atenção num princípio espiritual, num ser de luz, numa oração num mantra ou até mesmo num elemento da natureza como uma flor.

 2.    Meditação como atividade complementar na área da saúde

Estie tipo de meditação, como o nome já está revelando é utilizado com atividade complementar para recuperação da saúde de física e mental. Inicialmente, era usado individualmente por pessoas espiritualistas, só mais recentemente veio a ser utilizada por serviços particulares e públicos de saúde. Existe inúmeras formas de praticar, variam de acordo com o objetivo que se pretende atingir:   reduzir estresse, melhora a concentração mental, energização do corpo, cura ou alívio de sintomas de doenças, etc.  

         As meditações podem ainda ser classificadas: 1) quanto a forma de condução, em autoconduzida , aquela  conduzida pelo próprio praticante e a meditação guiada, quando orientada por um instrutor 2)  quanto ao foco de atenção do praticante, distinguindo-se três categorias principais:

1) Atenção plena   (mindfulness ) - a técnica exige que o praticante permaneça atento e consciente ao momento presente, mantendo a observação livre,   sem fazer  julgamentos. Deve-se permanecer em silêncio como um mero observador dos estímulos que surgem, como pensamentos, sentimentos e/ou sensações sem associá-los ao passado, nem ao futuro, nem fazer qualquer análise. Algumas técnicas que se destacam neste nesse tipo são : no oriente  a meditação zen e no ocidente a própria “mindfulness.”

 2) Concentrativa : caracteriza-se pela focalização da atenção numa atividade mental ou sensorial específica, oriunda do meio interno ou externo,  por exemplo, a repetição de um som, uma imagem ou a respiração ,i gnorando-se totalmente os demais estímulos  Nesse tipo, incluem-se algumas meditações relacionadas  a yoga, como a meditação transcendental

          3)  Contemplativa: integração dos dois outros tipos, visto que requer tanto a habilidade de focalizar como abrir a mente para atenção plena. Alguns exemplos são a meditação judaica e determinadas orações

A despeito das peculiaridades de cada técnica, todas têm uma característica fundamental em comum: o controle da atenção. ‘É importante destacar que na atualidade, a meditação é concebida como um processo multifatorial, assim reconhece-se que além da técnica escolhida muitos aspectos inter-relacionados interferem nos seus efeitos, como a genética, características de personalidade, motivações e valores, e experiências individuais,

Em nossa prática diária no campo da medicina energética utilizamos a meditação guiada, tendo como suporte a técnica da visualização criativa objetivando restaurar o equilíbrio energético do paciente e consequentemente a sua saúde. Até a próxima postagem!

                                                   Dr. Luiz Hermínio

 

.

 

8 comentários:

  1. Maravilha ! O caminho para acessar o potencial de cura gratidão pela sua Conexão expressão !!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Excelente fonte de reflexão e um aprendizado para mim!

    ResponderExcluir
  3. Nobre Dr. Hermínio, mais uma vez, muito grato pelos generosos ensinamentos.
    Enorme abraço

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito.Grandes e excelentes ensinamentos.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha poder conhecer de forma tão didática os diversos tipos de meditação e a grande importância dessa prática milenar, mas que a maioria de nós ainda não conseguiu manter como hábito.. Seu trabalho vem reavivar em nós a necessidade da meditação para melhora de nossa vida.

    ResponderExcluir
  6. O estudo científico sobre a meditação, é de grande valia para a sociedade

    ResponderExcluir
  7. Incrível! Gratidão por essa valiosa contribuição de nos apresentar essa ferramenta com fator de auto cura!

    ResponderExcluir
  8. A prática meditativa é de suma importância para alcançar um consistente estado de serenidade, capaz de elevar o nível da qualidade de vida das pessoas.

    ResponderExcluir