Estratégias para melhorar a imunidade - Parte Final
Cuidados com os corpos mental, emocional e espiritual
Na postagem anterior apresentamos recomendações voltadas a melhoria do padrão vibracional do organismo humano, organizando-as em dois tópicos: I) mudança de atitude, que inclui os aspectos relativos aos cuidados que devemos ter no campo dos pensamentos, sentimentos e ações. II) Técnicas para restaurar o equilíbrio energético. Na referida matéria explicamos que a mudança de atitude influencia no nosso campo de energia em quatro dimensões principais conhecidas como corpos energéticos: 1) físico 2) mental 3) emocional 4) espiritual. Naquela oportunidade focalizamos nossa atenção no corpo físico, agora vamos concluir o tema, abordando os demais corpos: mental, emocional e espiritual
Corpo mental:
1)
Diminuir o desperdício de energia mental
· Selecione
a programação da mídia de forma a
reduzir os riscos de contaminação emocional com as informações que lhe são
passadas. Mesmo assim calibre o tempo dedicado a esta programação de forma a
preservar o seu período de repouso físico e mental.
· Utilize o Celular para comunicações necessárias e mensagens positivas
· Adote um filtro criterioso para utilização das redes sociais: facebook, youtube, instagram, entre outros; selecione o que lhe interessa ver; não perca tempo valorizando informações de procedência duvidosa.
· Use adequadamente o computador: controle o tempo e conteúdo de interne
2) Utilizar sua energia para expressão de sua capacidade criativa, no campo do:
· Trabalho profissional ou prestação de serviço solidário
·
Artes
·
Ciência e cultura
·
Esportes
Corpo emocional
Os relacionamentos representam o berço maior das nossas emoções, positivas e negativas nas situações de alegria e tristeza. Já falamos anteriormente que o relacionamento é oxigênio da vida. Pense bem no valor que teria os bens conquistados na vida se tivéssemos de viver num estado de isolamento total. Com certeza a vida perderia o sentido. Assim, pela importância que tem os relacionamentos para nossa existência, devemos ter muito cuidado ao estabelece-los, a fim de não nos aproximarmos de pessoas que contaminem a nossa atmosfera emocional e prejudiquem a nossa saúde.
1. 1. Evite o contato com pessoas baixo padrão vibratório: pessimistas, que vivem se lamuriando permanentemente; hipocondríacas, que só dão atenção aos sinais e sintomas de suas supostas doenças; fofoqueiros, que lhe fazem se contaminar com situações criadas pela sua mente fantasiosa.
2. Aprenda a administrar a Interação intima com pessoas depressivas de forma
não se contaminar com a sua negatividade e comprometer seu estado energético
3. Procure administrar suas emoções de forma equilibrada:
· Evite
situações de estresse, como por exemplo, deixando de assistir determinadas programações da mídia
que faturam com audiência gerada pela divulgação detalhada da catástrofe
·
Trabalhe o
medo de forma que ele não evolua para um estado de pânico
·
Evite de guardar
mágoas e ressentimentos, isto só traz desgaste energético e não resolve a situação
·
Procure
sempre valorizar as pequenas realizações do dia e sinta-se permanente grato
pelo que já conquistou na vida
·
Pare
de relembrar fatos traumáticos. Pare de reclamar, fazer lamurias. Procure manter um estado de bom
humor, prestigiando os discretos momentos de alegria de sua vida
· Reforma intima: primeiramente busque desenvolver a
autoconsciência do seu estado psíquico e aprender a trabalhar-se, procurando descobrir o que está lhe
incomodando, para que possa fazer e sua reforma íntima, mas com certeza, poderá
fazê-lo mais facilmente com ajuda de um especialista
·
Pratique
sua religiosidade
o Oração - uma das melhores formas de se
manter a conexão com Deus
o Se você frequenta ou faz parte de algum centro de atividade espiritual , siga suas orientações
· Desenvolva ações virtuosas: o nosso “estado do espírito” é elevado pela prática de ações sintonizadas com os valores espirituais tais como:
o Amor ao próximo
o Fraternidade
o Solidariedade
o Caridade;
o Perdão
o Seja gentil, amável e misericordioso
Vimos que o corpo etérico é a matriz energética que molda a estrutura e o funcionamento do nosso corpo físico. E que o corpo físico é um replica precisa deste corpo energético. Assim, qualquer desarmonia que houver no corpo etérico, irá refletir automaticamente no funcionamento do sistema orgânico. Portanto, para manter nossa saúde é imprescindível cuidados que assegurem o bom funcionamento do corpo eterico. Este corpo possui sete chacras principias responsáveis pelo funcionamento dos sistemas orgânicos. Os chacras podem sofrer disfunções, produzindo desequilíbrio energético propiciando o surgimento de doenças físicas ou psíquicas. Para restaurar a sua normalidade podemos recorrer a técnicas que visam o reequilíbrio energético dentre as quais destacamos as seguintes:
• Meditação,
relaxamento, entoação de mantras.
• Exercício
bioenergéticos
• Yogaterapia
• Acupuntura
• Shiatsu, Do
in
• Reiki,
• Tai Chi
• Cromoterapia e cristaloterapia
Foge ao
objetivo deste trabalho esclarecimentos sobre estas técnicas, mas recomendamos
aos leitores pesquisarem, para identificar quais as que mais sintonizam, para
praticá-las visando manter seu equilíbrio energético e consequentemente sua saúde,
melhorando sua qualidade de vida e alegria de viver.
E assim, concluímos este série sobre o tema “Estresse, Imunidade e Energia Vital, agradecemos pela atenção que dispensaram aos nossos textos e até uma nova oportunidade.
Dr. Luiz Hermínio
Que maravilha! Que iluminadas orientações fruto do vasto conhecimento técnico e da visão atenciosa sobre o ser humano e suas múltiplas e complexas reações . Visão segura de médico experiente , dedicado a profissão. Em seus artigos uma clara manifestação de muito amor .
ResponderExcluirObrigado pelo carinhosa atenção. Abraços
ResponderExcluirQuerido Dr. Hermínio, a consciência da nossa existência e o lidar com os nossos corpos energéticos são essenciais para a qualidade de vida!
ResponderExcluirMuito grato pelos saberes compartilhados.
Enorme abraço.
Obrigado Paulo sua atenção. Grande abraço
ExcluirMaravilhoso e esclarecedor como sempre.
ResponderExcluirCompartilho com amigos em São Paulo que adoram.
Obrigada , abraço
Obrigado Tânia pelo seu incentivo. Grande abraço
ExcluirProfessor Luiz Hermínio, o seu trabalho tem um sentido especial para todos nós que o seguimos. Os seus textos, produzidos em um momento em que a sociedade mundial encontra-se bloqueada por uma pandemia devastadora, possuem fundamentação científica e embasamento teórico-prático, e estão pedagogicamente escritos, possibilitando aos seus leitores enfrentar com mais segurança a realidade que estamos vivendo, protegendo-se do viés dos maus causados pelas notícias fantasiosas da mídia e dos descasos causados pelos órgãos responsáveis pela administração das ações de combate ao vírus e à doença denominada VOVID 19.
ResponderExcluirObrigado Teles pela sua competente avaliação do nosso trabalho. Grande abraço
ExcluirBom dia! Muito bom! Fui lendo e me sentindo em uma das sessões da terapia, vendo-o falar de todos esses corpos e da importância do equilíbrio entre eles. Sensação de paz, de ter voltado àquele lugar profundo das meditações...Gratidão!
ResponderExcluirValeu Soraia, sou grato a Deus por essa sintonia espiritual Grande abraço
ExcluirA serie de textos sobre a "imunidade" é a receita de Vida saudável, e harmônica com o universo espiritual. O texto final supera a conclusão de um bom trabalho, é um chamamento à Vida.
ResponderExcluirParabéns.
Obrigado Alberto pelo seu incentivo desde as primeiras publicações. Grande abraço
ExcluirSe todos , ou pelo menos uma parte da humanidade se conectasse com essa realidade, com certeza, as doenças dimuiriam drasticamente, e teríamos melhor qualidade de vida. Uma contribuição que considero uma súmula de como compreender a vida e sua forma a ser vivida!
ResponderExcluirPoderíamos mudar o foco da forma de viver, se atentarmos para essa série....e não nos incomodaríamos o modo como cada um vive, porque, essas escolhas são muito complexa se envolve justamente essa complexidade colocada por você, meu irmão com muita propriedade e estudo sobre esse tema tão importante que modifica nosso comportamento em relação a nós mesmos e assim qualidade de vida entra no contexto.
ResponderExcluirCada vez mais estou convencida de que: cada um um abstrai da vida, aquilo que lhe atrai. Só que, lendo a sua série, que aliás, a Netflix, o prime, perdem em qualidade....compreendemos que o campo que nos atraiu, é justamente o criado por nossa mente pensante. Não materializada, mas integrada com o universo e seus próprios fatores genéticos e principalmente os epigenéticos...E é nessa interação que precisamos entender que nós é que precisamos nos cuidados nossos campos, etérico. Espiritual e físico, muito bem colocado por você nessa série de 10 temporadas. " Não é o outro que me incomoda, sou eu que me incomodo com o modus atuante dele e tento modificá-lo, para me adaptar a ele". E é aí onde está o sufocamento angustiante dia relacionamentos!
ResponderExcluirNessa parte final, 11, você ainda nos fornece, opções de mudança de atitudes, que, se não forem revistas por nós mesmos, para nossa mudança, não obteremos resultados diferentes...então olhemos para nós e deixemos que o outro, possa nos ver, aí então numa centelha divina podemos melhorar nossos relacionamentos e adoecer menos, ou quem sabe, não adoecer mais, que senti, seria a proposta dessa série!!!!!!
ResponderExcluir