sábado, 11 de julho de 2020


 Relação do chacra cardíaco com o timo



Dando continuidade à nossa exposição sobre relação entre energia vital e imunidade abordaremos agora a relação especifica entre o timo e o quarto chacra – o cardíaco

Como explicamos anteriormente nos nós temos sete chacras principais distribuídos ao longo do eixo longitudinal do corpo, cinco na coluna vertebral e dois na cabeça. Vimos também que cada chacra está associado a um nível de consciência. Assim, os 3 primeiros chacras (inferiores) tem níveis de consciências ligados ao mudo material e os três últimos (superiores) estão associados a níveis de consciência vinculados ao mundo espiritual. Sendo que, o quarto chacra denominado Cardíaco, fica na divisa entre estas duas dimensões, material e espiritual, de forma figurada fica entre o céu e a terra. Ele está relacionado aos plexos nervosos cardíaco e pulmonar, à glândula timo, ao coração, pulmão, braços e mãos.

Do ponto de vista imunológico o Timo se comporta como o quartel general que prepara os soldados (células de defesa) para o combate. O timo funcionando mal significa uma defesa imunitária fragilizada. O timo é um dos pilares do sistema imunológico e está funcionalmente associado ao 4⁰ centro energético - o chacra cardíaco, daí a importância de compreendermos também a função do timo do ponto de visto bioenergético

                               O quarto chacra- cardíaco

O quarto chacra está ligado aos sentimentos envolvidos nos relacionamentos com nós mesmos e com nossos semelhantes. Tem uma profunda vinculação com a dimensão espiritual da pessoa, funcionando como um elo entre a consciência física e a espiritual. Portanto há de se compreender que num momento como o que estamos vivendo, sob as regras do distanciamento social, que este centro possa ser afetado, prejudicando a imunidade e, portanto, na terapia energética é essencial o trabalho com esse chacra, centro dos sentimentos, para se poder avançar em busca da restauração da saúde.

A preservação da saúde física e psíquica depende do equilíbrio do nosso sistema energético, onde os chacras desempenham papel essencial. A perturbação do funcionamento de um chacra se reflete sobre os demais podendo comprometer todo o sistema energético e pôr em risco a existência do indivíduo. Assim depreende-se que o chacra cardíaco por fazer interface entre os níveis superiores e inferiores do corpo tem um papel fundamental no nosso equilíbrio energético uma vez que perturbações no seu funcionamento poderão gerar congestão energética nos níveis inferiores e supressão de energia para os níveis superiores do corpo, produzindo serias enfermidades.

Segundo o Dr. Richard Gerber, em seu livro Medicina Vibracional “ um dos elos mais importantes entre um chacra e um órgão físico é associação entre o chacra cardíaco e o timo”. Ele ressalta inclusive, que a redução do tamanho do timo com a idade parece não ser a regra geral e que, em função da relação energética do timo com o coração, emoções negativas ao longo da vida podem fazer reduzir sua dimensão. Vários estudos têm demonstrado que a tristeza o desgosto com a vida, solidão, as depressões fragilizam a imunidade

No campo da medicina energética é sabido que as alterações no chacra cardíaco resultam numa diminuição da função do timo comprometendo a imunidade. Sabe-se também que o timo tem uma função não só de combate aos agentes invasores, mas também de vigilância imunológica sendo responsável pela detecção e destruição de células anormais potencialmente produtores de câncer. Porém além desses papeis o timo exerce importante influencia no campo de energia humana sendo considerado a chave da nossa energia vital . Na próxima postagem sobre abordaremos estratégias para preservar e aumentar a nossa imunidade.  Até lá.


                                 Dr. Luiz Hermínio

10 comentários:

  1. Que explicação altamente didática!
    Confesso que, muito embora me beneficiar regularmente com as terapias bioenergéticas e sempre me interessar por estudos sobre a mente humana, a influência do espírito no que ocorre no corpo, a existência dos chakras e outras evidências já comprovadas pela ciência, nunca tinha atentado
    para ter a compreensão da interface que faz o chakra Cardíaco entre os chakras superiores e inferiores. Este artigo me trouxe uma compreensão mais paupável para assuntos que julgava entender. Muito obrigada.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela valorização dos conhecimentos publicados. Grande abraço

      Excluir
  2. Mais um excelente e didático texto. Mais um presente para os leitores.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Hermínio, mais uma vez, muito grato por nos possibilitar aproximações com as nossas essências e desafios para a qualidade de vida.
    Sempre, enorme abraço.

    ResponderExcluir
  4. A compreensão desse equilíbrio energético que o corpo físico possui nos possibilita melhorar a nossa qualidade de vida,uma vez que podemos fazer escolhas diferentes para obtermos resultados diferentes, quebrando os paradigmas e as crenças limitantes que levam o ser humano ao sofrimento.!

    ResponderExcluir
  5. Grande texto. Cada vez mais o entendimento do entrelaçamento entre as unidades sistêmicas da vida corporis fica evidenciado, ou seja, o corpo e espírito do ser humano estão relacionados intrinsecamente.

    ResponderExcluir
  6. Excelente contribuição!! Sempre aprendo muito!! Afra

    ResponderExcluir