sábado, 4 de julho de 2020


   A Energia Vital e a Imunidade -  Parte 1
      
                                
       Introdução

                      
Caro leitor, vimos em postagens anteriores que o sistema imunológico é um sistema complexo que envolve uma série de órgãos, células e moléculas que atuam de forma coordenada para identificar, inativar ou destruir agentes que ameacem a integridade física do organismo.

Os órgãos que participam do sistema imunitários são classificados em primários e secundários. Os primários são aqueles responsáveis pela produção e preparação das células sanguíneas de combate, os linfócitos B e T e compreendem a medula óssea e o timo.  Os secundários são órgãos linfoides espalhados pelo corpo, onde estas células estendem as suas ações, incluindo baço, amígdalas e gânglios linfáticos dentre outros.

 A partir de agora vamos dar uma ênfase maior ao papel do timo na imunidade em função dele se constituir a ponte entre o sistema neuroendócrino e o campo de energia humana, como veremos mais adiante. Assim, para facilitar o entendimento desta interligação vamos apresentar abaixo um esquema relembrando as informações mais importantes que foram transmitidas até agora mostrando a influência dos sistemas sanguíneo e neuroendócrino na produção das células de defesa na medula óssea e na capacitação destas no Timo para desempenharem suas funções na corrente sanguínea.





O Timo é uma pequena glândula que fica bem no centro do peito atrás do esterno e cujo nome vem do grego Thymus, significa energia vital. É um dos pilares do sistema imunológico e está funcionalmente associado ao 4⁰ centro energético - o chacra cardíaco, sendo por sua importância para a qualidade do campo de energia humana considerado a chave de nossa energia vital. A reserva e circulação de energia vital é imprescindível para preservação e recuperação de nossa saúde física e psíquica. Do ponto de vista imunológico o Timo se comporta como o quartel general que prepara os soldados (células de defesa) para o combate. O timo funcionando mal significa uma defesa imunitária fragilizada. Por isso é importante aprender técnicas e desenvolver atitudes que preservem e ampliem a capacidade de defesa do timo.  Para entendermos função do timo do ponto de visto bioenergético temos que começar fazendo uma revisão conceitual do campo de energia humana 

Noções sobre o campo de energia humano

Vimos nos textos anteriores que a ciência médica convencional reconhece o importante papel do timo na imunidade e que as emoções negativas prejudicam seu funcionamento contribuindo para o surgimento de doenças de caráter imunitário e inclusive câncer. Todavia, na visão da medicina energética a predisposição para tais doenças vai mais além do que isso, parece depender também da intima relação funcional do timo com o quarto chacra - o cardíaco e sua influência na reserva e circulação de energia vital

A energia vital é um tipo de energia sutil que abastece o campo de energia humano.  Sua quantidade e distribuição são de importância fundamental para preservação da saúde humana. Numa postagem anterior fizemos uma apresentação simplificada do conceito de corpo segundo a visão da medicina energética, que se torna necessária reprisar, para o entendimento adequado do texto atual. Naquela oportunidade destacamos que havia duas visões básicas sobre o tema. Uma visão materialista que considera o corpo uma máquina biológica maravilhosa e a consciência como sendo resultante de um conjunto de reações eletroquímicas cerebrais. Para estes não existiria alma   E a outra visão, a dos vitalistas, entre os quais me incluo, que entendem o corpo humano como um conjunto de complexos campos de energia em interação com o universo, governado por um princípio vital inteligente que é o espírito. Cada campo energético tem um nível vibratório especifico expresso através dos corpos etérico, físico, emocional, mental e espiritual.

 O corpo etérico é uma camada energética especial que envolve e interpenetra o corpo físico e é o responsável pela comunicação entre o corpo físico e os corpos sutis presentes na nossa dimensão espiritual. Ele é a matriz energética que molda a estrutura e regula o funcionamento do corpo físico. Cada ponto da sua estrutura tem uma representação no corpo físico de maneira que qualquer alteração no seu funcionamento repercute no funcionamento do organismo. O corpo etérico está intimamente ligado ao sistema nervoso através uma extensa malha de correntes energéticas através do qual faz uma ponte com a psicodinâmica do indivíduo. Portanto a tensão psicológica gerada nos estados de stress, conflitos emocionais criam perturbações no fluxo energético do corpo etérico afetando o funcionamento do organismo, podendo comprometer a saúde do individuo

A dimensão espiritual utiliza o corpo físico como instrumento de sua expressão. O nosso espirito, em última análise é uma extensão do Espírito Supremo – Deus. O Espirito Supremo emite impulsos de inteligência divina organizadora para o nosso corpo físico através do corpo etérico. Esta energia procedente do mundo espiritual penetra no corpo físico através de centros de energia existentes no corpo etérico chamados chacras. Os chacras agem como captadores, transformadores e transmissores de energia para manutenção da vida. Cada um dos chacras principais está associado a um específico plexo nervoso e aos órgãos a ele associados, a uma glândula endócrina e a um determinado nível de consciência.
 Os Chacras captam a energia sutil do mundo espiritual e a transmite através de canais chamados meridianos para o sistema nervoso, que ativa o sistema endócrino liberando hormônios na corrente sanguínea que vão influenciar no metabolismo corporal (veja esquema ilustrativo abaixo). Assim, um distúrbio energético ao nível dos chacras pode produzir alterações neuroendócrinas com consequente alterações físicas ou psíquicas

                              
                                    FLUXO DE ENERGIA VITAL ATÉ A CÉLULA

Na próxima postagem trataremos especificamente da relação do chacra cardíaco com o timo. Até lá!



                            Dr. Luiz Hermínio
.









.
















4 comentários:

  1. Como foi benéfico ler este seu trabalho no final de um dia cheio de emoções em que duas pessoas amigas ( uma no Rio de Janeiro e outra no Paraná), se transportaram para a eternidade, enquanto que outros amigos continuam na luta para vencer essa terrível Covid 19.
    Estes fatos sucedem à perda recente de uma sobrinha/irmã e de um amigo, ambos muito queridos. Acrescente-se que tudo isto em meio a uma situação ameaçadora que já se estende por mais de 100 dias, e que vem dia a dia se agravando.
    Em meio a tantos fatos desagradáveis, às vezes esquecemos até de parar para nos reconectarmos com nossa essência.
    Seu escrito técnico, mas bem didático, chegou como um bálsamo, ou um chamado para uma reconexão com o Espírito Supremo , para que assim eu receba,através de meus Chakras, a energia organizadora divina, e evite perturbar minha saude. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Dr. Hermínio, parabéns pelo resgate objetivo que nos revitaliza pensar e agir sobre a importância do equilíbrio do nosso espírito e sua relação com o corpo.
    Enorme abraço e até breve.

    ResponderExcluir