quinta-feira, 1 de abril de 2021

Respiração da Fisiologia à Espiritualidade- Parte 3:Técnicas Respiratórias

    

 

                                         Introdução

                                                

Existem várias técnicas para utilizarmos a respiração como instrumento de modificação da nossa fisiologia e do nosso estado de espirito. Algumas delas podemos exercitar com total segurança, como por exemplo testemunhar a entrada e saída do ar e contemplarmos a Divina Presença atuando em nosso corpo físico. No entanto algumas outras devem ser realizadas sob orientação de terapeuta pelo risco de expansão da mente além dos seus limites de controle.

Fatores importantes para o êxito das técnicas respiratórias

    Para que possamos alcançar nossos objetivos com a respiração consciente temos  que observar alguns requisitos básicos a saber:

1.    Ambiente adequado: tranquilo, silencioso, pouca luminosidade; quanto mais natural melhor

2.    Posição adequada: é preferível deitado confortavelmente

3.    Silenciar a mente: afastar pensamentos e preocupações

4.    O relaxamento é fundamental para soltar as tensões do corpo que deslocam a atenção para a musculatura contraída

5.    Focar a atenção no objetivo almejado - o objetivo pode ser a contemplação da respiração sem nenhuma interferência no seu desenvolvimento ou pode-se optar por interferir no ritmo respiratório aumentando ou diminuindo o metabolismo corporal ou o dinamismo mental influenciando no funcionamento do corpo físico e da mente ou no estado de espirito

6.  Tipo de técnica: vai depende do objetivo almejado. Podemos desejar promover o relaxamento corporal, acalmar ou estimular as funções orgânicas e mentais, fazer uma limpeza psíquica de memórias negativas ou mesmo buscar um contato com o divino que há em nós.

 Exercícios respiratórios

1.    Alterações do ritmo respiratório

      Podemos através da modificação do ritmo respiratório alterar o estado metabólico, mental ou espiritual. Nesta perspectiva podemos alterar a frequência das respirações, sua amplitude e o intervalo entre a inspiração e expiração e assim produzirmos variados tipos de ritmos respiratórios, dentre os quais destacamos quatro mais comumente praticados: 1) natural automática 2) profunda e lenta 3) superficial e reduzida 4) rápida e profunda.  Não vamos nos deter na análise das inúmeras combinações possíveis de alteração do ritmo respiratório, preferimos destacar um aspecto importante:  Ao ampliamos a frequência e amplitude da respiração (hiperventilação) produzimos um aumento do metabolismo da excitação mental e quando reduzimos a frequência e amplitude da respiração (hipoventilação) geramos um redução do metabolismo e da atividade mental e ainda podemos reter o ar por alguns instantes no pulmão para absorver melhor seus “nutrientes”.

 2.    A contemplação da respiração

      Através desta técnica o praticante focaliza sua atenção na respiração natural, automática, apenas testemunhando o processo sem fazer nenhuma interferência. Procura manter-se relaxado numa posição confortável e silenciar a mente evitando a interferência de pensamentos intrusos. Mediante o uso  desta técnica é possível alcançar a paz e a contemplação de níveis elevados de espiritualidade

 3.    Respiração integral

Em geral a nossa respiração envolve primordialmente a caixa torácica em seu movimento de expansão e contração. Todavia nem sempre estes movimentos propiciam o enchimento pleno dos pulmões e sim sua parte central. Assim através da respiração consciente podemos ampliar o enchimento dos pulmões para sua totalidade atingido as suas bases e seus ápices. Podemos também ampliar a respiração focando atenção no movimento da parede abdominal que acompanha a movimentação torácica. E podemos ampliar ainda mais os efeitos da respiração sobre o nosso organismo utilizando a imaginação criativa para expandir respiração para todo o corpo. Nesta perspectiva devemos imaginar o interior do corpo sem barreiras e o ar podendo se difundir por todos os espaços como se tivesse preenchendo um boneco inflável, desta forma todo o corpo se contrairá e relaxará a cada ciclo inspiração/expiração. Isto permitirá que avancemos na nossa imaginação para conceber que   a bem-aventurança resultante da sensação da divina presença em nossos pulmões seja difundida para todo corpo resultando numa sensação de plenitude e paz.


4A respiração e energia vital (prana)


Como dissemos na última postagem, através da respiração provemos o corpo não apenas de oxigênio mas de energia vital (prana) . Esta energia é metabolizada pelos chacras e vai suprir as necessidades dos nossos sistemas orgânicos, adequando o fluxo de energia vital às necessidades corporais imprescindível para a preservação da saúde física mental.  Assim, podemos nos valer da respiração consciente para aumentar nossa absorção de energia vital do universo e distribui-la para os nossos sistemas orgânicos, melhorando seu funcionamento e aumentando nossa resistência às agressões do meio externo.

 

5.    Integração com o Todo – senso de unidade

 

Quando respiramos, trocamos não só elementos químicos com a atmosfera mais sobretudo energia com o universo e assim nos relacionamos intimamente com outros seres humanos e integrantes dos reinos animal, vegetal e mineral, nos fazendo sentir conectados com tudo que existe, despertando sentimento de unidade. Se imaginarmos este universo de relações como uma grande teia da qual fazemos parte e que uma inteligência organizadora criou e gerencia tudo que existe, podemos a partir da contemplação da respiração desenvolvermos sentimentos altruístas de amorosidade, solidariedade e humildade, contribuindo para a nossa evolução espiritual e construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

   6.    Respiração e oração

 Podemos associar a respiração consciente a uma mensagem espiritual visando nosso fortalecimento interior ou a cura de um mal físico ou psíquico. Através desta respiração buscamos uma sintonia profunda com Deus e fazemos uma invocação daquilo que pretendemos alcançar. Então respiramos concentrados com fé e devoção numa estrela no alto do céu que representa o criador do universo e nos imaginamos absorvendo em cada respiração o alento divino capaz de concretizar nossos anseios. Podemos nos concentrar na respiração normal totalmente automática e sentir a Divina Presença atuando em nossos pulmões e direcionar nossa atenção para área enferma e vislumbrar a luz divina preenchendo-a e extinguindo as sombras presentes naquela região, revigorando plenamente o seu funcionamento. Esta experiência funciona como uma oração que pode ser modificada de acordo com as suas necessidades e deve ser repetida várias vezes para facilitar a concretização de seus objetivos.

 7.    Respiração / meditação

     A maioria das pessoas se concentra nos aspectos físicos da respiração, quando deveriam se concentrar nos aspectos energético/espirituais, pelos inúmeros benefícios que são capazes de lhes proporcionar.  Na nossa abordagem na área da medicina energética utilizamos as técnicas respiratórias como elementos essenciais da pratica meditativa.  As meditações obedecem ao ritual básico, mais seguem um roteiro especifico de acordo com o objetivo almejado. Nos valemos do processo da visualização criativa para guiar a mente do paciente por caminhos que possam restaurar o seu equilibro energético/espiritual e consequentemente sua saúde física e mental. Algumas técnicas, utilizadas em determinadas meditações, promovem a expansão da consciência visando alcançar a sintonia com o campo de energia espiritual e consequentemente a cura de determinada enfermidade. Apesar dos evidentes benefícios destas técnicas, é recomendável que estas técnicas sejam praticadas sempre sob orientação de terapeuta pelos riscos que uma abertura espiritual descontrolada pode provocar. É conveniente alertar que os exercícios respiratórios podem produzir sensações físicas e psíquicas dentre as quais destacamos: dormência, formigamento, vibração, abalos musculares, e alterações psíquicas como euforia, paz e conforto espiritual. Todavia estas são alterações transitórias facilmente controláveis.

 Para ilustrar este tema, apresentaremos uma das técnicas que utilizamos na nossa pratica profissional, através de um áudio e um vídeo sobre a respiração integral, cujo objetivo é expandir a respiração pulmonar para todo o corpo visando promover a limpeza dos entulhos da alma que prejudicam a saúde e perturbam a paz e aumentar o aporte de energia vital para fortalecimento do organismo, aumentando sua resistência as agressões do meio externo.

Clique no link abaixo par ver o vídeo sobre Respiração Integral

 https://www.youtube.com/watch?v=Z1GxkCo9A4g

 


Áudio sobre Respiração Integral